sábado, 20 de dezembro de 2014

Destrua este Diário

Boa tarde, pessoas da Terra! (Acredito que não tenha ninguém de outro planeta aí, tem?)

Bom, antes de começar a falar do assunto em questões, eu queria agradecer a todos que acompanharam algum ou alguns post(s) desse blog. Estou muito feliz e surpresa por ter ultrapassado as mil visualizações! YEAH! E, também, me desculpar, pois se alguém percebeu: eu não posto a meses. Tinha desanimado, mas agora resolvi retomar com força total. Me lembrei e também serve de dica para vocês: Não se pode desistir dos sonhos facilmente.

Então, começando em 3... 2... 1!




Galera, a mais de um mês foi meu aniversário de 1.5 (UHUH!) e dentre todos os presentes estava o livro Destrua este Diário, da autora Keri Smith (querida pessoa seja esta). O título original do livro é "Wreck This Journal" (vejo pessoas como eu que falam portuglês, em vez de inglês, tentando pronunciar esse nome) e é dos EUA (made in the usa! made in the usa! eh eh yeaah!).  Sinceramente falando, amei o livro e por esse motivo resolvi fazer o post.
Desde o início, você começa a perceber que este livro não é comum. Que não é igual a todos aqueles que você está acostumado a ver por aí. Ele traz uma proposta um tanto inusitada. 

Vários livros são certinhos, diagramados, com início, meio e fim, com números nas páginas e toda aquela coisa de cuide bem de mim. Este livro pede o contrário. Diz para você destruí-lo. Sim, isso mesmo. Você ouviu bem: D-E-S-T-R-U-Í--L-O! 

Pede para que acabe com a capa, as orelhas, as páginas, todo ele. Porém não é algo tão simples com pegá-lo e tacá-lo no fogo ou qualquer outra tentativa homicida. Você precisa ser criativo. Seguir as instruções na ordem que quiser. Mas tem que segui-las, mesmo que pareça bobagem ou loucura. E se não conseguir, passar para outra pessoa que poça. Ah, e você também pode criar algumas instruções.
Acredito que é como uma critica a sociedade moderna que monta aquele padrão certinho de vida a ser seguido a risca. Em que você não relaxa, por estar preso a regularidades. Em que para de criar novidades e imaginar impossibilidades por achar que tudo deve ser perfeito.

Destrua este Diário é um desafio aos perfeccionistas de plantão (como yo), aos malucos (no bom sentido) que querem mais diversão e aos que simplesmente são simples. Como a própria autora diz: é como um livro da sua memória, o qual você rabiscou, desconfigurou um pouco (ela não diz exatamente isso).

De "Faça um copinho com a página." à "Suba alto. Deixe o diário cair.", você vê que tudo não é tradicional. Você não lê uma história em si, você vai guardando partes da sua história e de você dentro do livro. E, ao mesmo tempo, vai se divertindo e criando. 
Ao destruir o diário, você ajuda a construir partes boas suas que não sabia que existia. Vai descobrindo a arte de ser ousado e de ser mais feliz por isso.























É engraçado quando você compartilha essa sua nova experiência com amigos ou pessoas curiosas. Depois, que passa o momento de curiosidade e estranheza, eles começam a entender a ideia e querem esculhambar com o diário também. Essa é uma das partes mais legais que Keri Smith proporciona para as pessoas. Bem, ainda não vi a parte ruim (quem se importa de os outros acharem que você pirou um pouquinho? Se acham, é porque não compreendem). A não ser que despertar a parte mais maluca e divertida em você seja ruim.

Para quem ficou curioso, aqui tem mais algumas páginas do livro:




















Gostaram do livro? Comentem aí embaixo suas opiniões. Elas são importantes, sabiam?
E pra quem quiser saber comprar, existem lojas online que o vendem (como saraiva, submarino, extra etc), porém não é tão difícil achá-lo em livrarias físicas.

Obrigado por lerem! Beijos e até a próxima pessoal! (Nossa isso tá parecendo final de programa infantil, não?)  

2 comentários:

  1. Parece incrível, mas acho que sofreria muito, pois sou muito chata com os meus livros, não gosto que amasse, nem forme "orelhas", nem suje, eles são tipo como quando os compro, teria no mínimo muita dó de segui-lo ou surtaria (kkkk), bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk é verdade, meus livros são meus xodós também, mas até que com esse estou conseguindo me desprender um pouco. Muitas situações são bem engraçadas e outras parecem loucura. É bem legal. bjs

      Excluir